WWW.SURF.ACE.ST

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
WWW.SURF.ACE.ST

SHODOWNLOADS COM QUALIDADE


    Cavalinha Medicinal

    martinha
    martinha
    Admin
    Admin


    Feminino
    Número de Mensagens : 1310
    Idade : 30
    Localização : debaixo da ponte
    Emprego/lazer : adm;www.surf.forumeiros.com
    Humor : so alegria
    Data de inscrição : 06/11/2007

    Cavalinha Medicinal Empty Cavalinha Medicinal

    Mensagem por martinha Ter Mar 10, 2009 9:15 am

    Cavalinha Medicinal Cavalhinha%20400
    Cavalinha - é uma excelente planta mineralizante, boa para problemas nos ossos.




    Plantas
    Cavalinha Medicinal:

    Por conter grande quantidade de silício, é uma excelente mineralizante, sendo boa para problemas nos ossos, como osteoporose; é conhecida também como erva da terceira idade, pois além dos ossos, protege também quem tem problemas de próstata.Diurética e anti-úrica, a cavalinha é usada popularmente para tratar de retenção e irritação das vias urinárias (rins e bexiga), anemias, hemorróidas, hemorragias nasais, inflamações de útero, fraturas e descalcificação de dentes e ossos, sob forma de infusão (2 a 3 xíc/dia), auxilia no tratamento de hemorragias sob forma de vapor ou compressas..Sua utilização é sob forma de chá, feita com infuso (ferve-se primeiro a água, coloca-se a erva num recipiente e joga a água fervente por cima, abafando antes de tomar pelo menos por cinco minutos) de 2 colheres de sopa da erva picada para 500 ml de água.

    Cosmética:

    Em infusão, combate a celulite; ferva 30 gs da erva (caules estéreis) em 2 litros de água por 15 minutos. Coe e despeje na banheira. Tome banho de imersão por 20 minutos. Repita 2 ou 3 vezes por semana.Uma infusão mais forte aplicada com bandagens, ou mesmo um cataplasma da erva, aplicada em locais do corpo propensos a celulite, faz verdadeiras maravilhas.A cavalinha é ainda excelente tônico para peles oleosas
    Uso caseiro: Utilizada na marcenaria para polir madeira. Também usado como corante verde.Usa-se contra transpiração excessiva nos pés, sob a forma de tintura, com banhos preparados com a planta.Muito bonita em arranjos com flores, antigamente era usada como uma espécie de "bombril" vegetal, bom para arear panelas ( pelo seu teor de silício).

    Nomes Populares:

    Rabo de cavalo, cauda de cavalo, erva carnuda, equisseto.
    Nome Científico
    Equisetum arvense L. / Família Equissetáceas
    Planeta
    Saturno
    Origem
    Remanescente de plantas pré-históricas, único sobrevivente de um gênero fóssil que existiu antes do aparecimento do homem, há milhões de anos, a cavalinha pertence ao grande grupo das Criptógamas vasculares. A erva é remanescente desse período, quando cavalinhas gigantes se proliferavam à beira dos lugares úmidos, como uma espécie de bambu mais aquático.
    Partes usadas
    Flores e folhas

    Caracteristicas e Cultivo:

    Caules ocos de até 30 cm de altura, parece um bambú sem folhas e fino. Os caules podem ser de dois tipos:
    -estéril: mais alto, de cor esverdeada, pequenas folhas em forma de agulhas emendadas ; essa parte produz alimentos para si mesma, realizando a fotossíntese.
    -fértil: aparecem na primavera, são mais curtos , de cor branco amarelada na base e vermelho escuro na ponta, com tufos de esporos bissexuados.
    A cavalinha possui grandes quantidades de ácido sílico, flavonóides, sais de potássio, ferro e magnésio, além de tanino e outras substâncias.
    Prefere solos pantanosos ou campos úmidos.

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 12:59 pm